quarta-feira, 13 de maio de 2009

U.C.5 *N.G. Convicção e Firmeza Ética - DR2

ESCOLA SECUNDÁRIA GIL EANES
Curso de Educação e Formação de Adultos – Secundário
Unid. Comp: 5 * N.G. Convicção e Firmeza Ética – DR2 – Doc.2
Dora Matias Baptista, nº6
30/04/2009
Cidadania e Profissionalidade


Deontologia e Normas Profissionais

Deontologia é o conjunto de deveres, princípios e normas adoptadas por um determinado grupo profissional. Os códigos deontológicos são adaptados às particularidades de cada país e de cada grupo profissional.
Em qualquer profissão existem normas pelas quais devemos nos reger e cumprir. As regras profissionais foram criadas para que existe transparência e correcção na actuação dos profissionais em relação às pessoas para quem prestam trabalho.
Nas profissões ligadas às escolas não existem códigos deontológicos, mas foi criado o regulamento interno, que contem normas as quais têm que ser respeitadas e cumpridas, sobre pena de incorrerem em sanções. Nesse regulamento estão as directrizes de como funciona uma Escola; as competências que os órgãos de gestão desempenham (director de turma, conselho de turma, grupo disciplinar, entre outros), os direitos e deveres de toda a comunidade educativa (alunos, pessoal docente, pessoal não docente, pais e encarregados de educação).
No meu local trabalho passam documentos confidenciais pelas minhas mãos. Seria eticamente incorrecto e contra todas as normas profissionais, se eu divulgasse o conteúdo dos mesmos.
Em todas as profissões existem as normas profissionais gerais que são estabelecidas pela Assembleia da República, e existem muitas empresas que criam as suas próprias regras, as quais nunca podem ir contra as normas estabelecidas pelo Órgão de Soberania legislativo.
As organizações têm valores de referência em comum, que não são negociáveis, tais como: lealdade, fidelidade, amizade, responsabilidade, etc. Estas regras são imutáveis em qualquer empresa e em qualquer espaço ou tempo.
Apesar de todos os valores referidos anteriormente não serem negociáveis, existem na nossa sociedade, muitos profissionais que violam estas normas para benefício próprio. Exemplo disso, é o caso do ex-presidente do Banco BPN, Oliveira e Costa. Este senhor está actualmente preso a aguardar julgamento, por ter violado todas as normas profissionais, sociais éticas e deontológicas exigíveis para um Gestor de um Banco. Assim, como este caso, existe na sociedade muitos outros idênticos, onde são quebradas todas as regras e normas, que na minha opinião nunca deveriam verificar-se.
Assim como na sociedade existem alguns casos de profissionais que violam as normas e regras estabelecidas, também existem muitos casos de profissionais que zelam por cumprir na íntegra a deontologia e as normas profissionais. Por exemplo, na minha vida particular já tive necessidade de recorrer a um advogado para resolver um litígio entre mim e o meu ex-marido. Para mim este advogado foi extremamente correcto, e verifiquei que cumpriu não somente as normas estabelecidas como foi mais além, numa situação em que era só preciso me aconselhar, no seu escritório, ele se dispôs a ir comigo ao tribunal. Esta situação para mim foi muito gratificante e na nossa sociedade faltam profissionais com este carácter.

Sem comentários: